PROJETO ESCOLA NO CAMPO É REALIZADO MAIS UMA VEZ EM NOSSO MUNICÍPIO

O Projeto nasceu em 1991, para conscientizar as novas gerações da necessidade de se preservar o meio ambiente. Desde 2009 conta com as ações estratégicas e o apoio técnico da Fundação Abrinq.

O Projeto ESCOLA NO CAMPO tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outras. Para cumpri-lo, foi desenvolvido um programa didático que é usado nas escolas do campo, contando com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.
Em Mangueirinha-PR, o Projeto acontece em parceria com a Cooperativa Agroindustrial COAMO, SYNGENTA e FUNDAÇÃO ABRINQ, contempla as turmas de 5º ano das seguintes Escolas: Escola Municipal do Campo Professora Odila Luchesi Garcez, Escola Municipal do Campo José Dangui, Escola Municipal do Campo Osvaldo Cruz, Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato, Escola Municipal do Campo Bento Mossurunga e Escola Municipal do Campo Pedro Antonio Casagrande.

No “Escola no Campo”, os alunos são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Dessa forma, o Projeto também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável. Seu principal resultado é o aumento da qualidade nas práticas agrícolas das regiões, o crescimento da auto-estima dos jovens que vivem nas áreas rurais, a partir do momento em que tomam conhecimento da importância do agricultor na economia do país.

Com este Projeto, as escolas do município contribuem para que a agricultura sustentável seja amplamente praticada, possibilitando aos agricultores produzir cada vez mais
com menos recursos naturais, e atendendo às crescentes necessidades da população mundial.